A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Nova 381 a iniciar, no prazo de dez dias, a operação dos pórticos de pedágio eletrônico na BR-381. A cobrança entrará em vigor a partir da zero hora do dia 27 de setembro (sábado), com os primeiros pontos de registro em Caeté (P1) e João Monlevade (P2).
Como funcionará a cobrança
Para motoristas que já utilizam TAGs eletrônicas, não haverá mudanças. O valor será debitado automaticamente pela operadora e contará com dois tipos de desconto:
- Desconto Básico da Tarifa (DBT) – válido para automóveis e caminhões, garante 5% de desconto no valor da tarifa.
- Desconto de Usuário Frequente (DUF) – exclusivo para automóveis. A partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o motorista passa a receber descontos progressivos sobre a última tarifa paga. Após a 30ª passagem, o valor com desconto torna-se fixo até o fim do mês.
Alternativas de pagamento sem TAG
Para quem não possui TAG, a Nova 381 disponibilizou pontos de pagamento:
- Totens instalados em postos às margens da BR-381 e nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), aceitando Pix e cartões de crédito/débito.
- Aplicativo Nova 381 ou o site oficial Nova 381, também com opções de Pix e cartão.

Isenção para motociclistas
De acordo com a concessionária, os motociclistas não pagarão pedágio, mantendo o passe livre nos pórticos.
A medida marca uma nova etapa no processo de modernização da BR-381, com o objetivo de agilizar o fluxo de veículos e oferecer mais praticidade no pagamento das tarifas.
