O processo de diversificação econômica de São Gonçalo do Rio Abaixo deu mais um passo importante no fim da tarde dessa quinta-feira (13). A Cenibra confirmou ao mercado que a Bionow, empresa especializada na produção de biocarbono e administrada em parceria com a Vale (VALE3), avança para instalar sua primeira planta no município. O empreendimento está previsto para o Distrito Industrial III, novo espaço criado pela Prefeitura para atrair negócios e fortalecer a economia local.
Fundada em 2022 pela Vale, a Bionow passou nesta quinta-feira a ter seu controle compartilhado com a Cenibra, que adquiriu 49,9% do capital social da empresa. A companhia desenvolve soluções em biocarbono para aplicações metalúrgicas e térmicas, reforçando sua atuação em tecnologias sustentáveis e de alto valor ambiental.
“Este investimento marca um passo estratégico para a concretização de um futuro positivo para a natureza, por meio da entrada no mercado de biocarbono, que deverá reduzir o impacto ambiental e apresentar um crescimento significativo”, destacou o grupo japonês Oji Holdings, controlador da Cenibra, em comunicado à imprensa. O grupo reforçou que o início das operações está previsto para o final de 2027, com a primeira planta instalada em São Gonçalo do Rio Abaixo.
As tratativas entre a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e a Bionow vêm sendo conduzidas desde o início deste ano. O memorando de entendimento foi assinado em 29 de outubro pelo prefeito Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão, e pelo CEO da Bionow, Ivan Fadel.
“Todo o processo está sendo conduzido com muito cuidado, respeitando a confidencialidade que um acordo desse porte exige. Estamos muito felizes em finalmente poder compartilhar essa etapa, que está totalmente relacionada às vocações do Prospera+, o plano que rege nossa diversificação econômica” afirmou o secretário Gabriel Quintão.
O prefeito Nozinho também celebrou o avanço das negociações e destacou o impacto positivo para o município. “A Bionow coloca São Gonçalo na rota da descarbonização. É uma indústria de alta tecnologia, que acelera a transição sustentável, gera empregos qualificados, traz renda para a região e faz da cidade uma referência em inovação verde”, disse.
