A Vale lançou recentemente um programa inovador voltado ao desenvolvimento profissional de seus empregados que se identificam como parte da comunidade LGBTI+. A ação reforça o compromisso da companhia com um ambiente de trabalho mais inclusivo, respeitoso e representativo.
Ao todo, são 500 vagas abertas em uma iniciativa inédita dentro da mineradora, que já possui programas direcionados a outros grupos minorizados, como mulheres, pessoas com deficiência e profissionais negros.
O novo programa integra a plataforma “Jeito Vale de Incluir”, construída sobre três eixos: desenvolvimento, métricas e suporte. Neste último pilar, destacam-se os benefícios exclusivos voltados ao público LGBTI+, como cobertura de hormonioterapia, cirurgias de transição de gênero pelo plano de saúde, auxílio-creche para casais homoafetivos e a possibilidade de uso do nome social em crachás, e-mails e sistemas internos da empresa.
“Investir na conscientização e no desenvolvimento de profissionais LGBTI+, além de oferecer benefícios específicos, tem sido essencial para criar um ambiente de trabalho mais respeitoso e acolhedor, independentemente da identidade de gênero ou orientação sexual”, destaca Catia Porto, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale.

Nos últimos anos, a mineradora vem ampliando sua atuação em prol da diversidade sexual e de gênero, participando desde 2023 do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Internamente, conta com um grupo de afinidade LGBTI+ formado por colaboradores voluntários que compartilham vivências, estimulam debates e colaboram para a criação de novas ações voltadas à inclusão.
A empresa também realiza campanhas de letramento, treinamentos como o “antiLGBTfobia” e materiais educativos, como o “Guia LGBTI+” e a “Trilha de Inclusão de Pessoas Trans”.
Reconhecimento nacional
Em 2024, a Vale recebeu a nota máxima no levantamento HRC Equidade BR, que avalia práticas de inclusão LGBTI+ em empresas brasileiras. A premiação, conduzida pela Human Rights Campaign Foundation em parceria com o Instituto Mais Diversidade, destacou a Vale entre as corporações mais engajadas na promoção da equidade, com destaque para políticas de não discriminação, ações afirmativas e a atuação de grupos de afinidade.
A mineradora também mantém canais de escuta e acolhimento. O Canal de Denúncias, com atuação independente e direta ao Conselho de Administração, garante imparcialidade na apuração de casos. Já o Canal de Acolhimento oferece apoio humanizado às vítimas, conduzido por profissionais especializados de uma empresa independente.