Inovação: Anglo American passa a contar com Centro de Operações Remotas no Minas-Rio

Espaço foi concebido para centralizar, de forma remota, a operação e o monitoramento de equipamentos de mina, representando um passo significativo na jornada de transformação digital da companhia.

Redação Vagas no Brasil
1 min. de leitura
Anglo American conta agora com o Centro de Operações Remotas (COR) no Sistema Minas-Rio. Crédito da foto: Rafael Sperber.

03/10/2025 – O Sistema Minas-Rio, empreendimento de minério de ferro premium da Anglo American no Brasil, conta desde o início de setembro com o Centro de Operações Remotas (COR). O novo espaço foi concebido para centralizar a operação e o monitoramento de equipamentos de mina. Inicialmente, o COR comandará, de forma remota, a operação de tratores de esteira teleoperados e perfuratrizes autônomas, com planos para incorporar outros equipamentos no futuro.

Resultado de um investimento de cerca de R$ 7 milhões da companhia, o centro de alta tecnologia representa um passo significativo na jornada de transformação digital da Anglo American, em busca de oferecer mais segurança ao ambiente operacional, impulsionar a inovação por meio da automação, e promover a integração em um único local para garantir sinergia entre as equipes.

A mudança também promove uma significativa capacitação profissional, favorecendo novas competências para a operação remota. Além disso, o COR abre portas para a inclusão, criando oportunidades para que pessoas com mobilidade reduzida possam desempenhar funções que antes exigiam deslocamento a locais de difícil acesso.

O novo espaço foi concebido para centralizar, de forma remota, a operação e o monitoramento de equipamentos de mina. Crédito da foto: Rafael Sperber.

“O COR representa um avanço no programa Mina Moderna, iniciativa da Anglo American que busca aumentar performance, produtividade e segurança nas operações, utilizando tecnologias de ponta para tornar a mineração mais eficiente, segura e sustentável. Além disso, enfatiza que vemos a inovação como uma aliada do desenvolvimento de pessoas, já que o foco está na requalificação e no aproveitamento interno do nosso quadro de talentos, com a preparação de nossos empregados para as novas demandas do setor”, detalha Aurélio Garcia, gerente executivo de Operações de Mina.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.

Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para preservação de um meio-ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como líder corporativo. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. Essa transformação do portfólio está focando a Anglo American em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – uma vez concluída a venda dos negócios de carvão metalúrgico e níquel, e a separação do nosso icônico negócio de diamantes (De Beers).

Compartilhe esta vaga
error: Compartilhe pelo WhatsApp